segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Brainstorm: A persistência da aleatoriedade



Brainstorm é um termo utilizado pelo designer no processo de criação. Ele, sozinho ou com companheiros de profissão, pega um papel e coloca todas as idéias que vierem à mente, sejam essas ordenadas ou não. É uma tempestade de idéias que, trabalhadas, formarão uma idéia bem trabalhada no futuro. Baseado nesse termo e nessa premissa, inauguro essa sessão chamada Brainstorm no Nosso Lugar ao Sol.



Geralmente eu jogo algumas idéias coerentes em meus Posts, de forma que tudo faz meio que sentido no final. Nessa sessão, não espere sentido. Vou apenas jogar idéias, tentar falar um pouco sobre elas mas nada muito compromissado ou específico, apenas colocá-las aqui e ver no que dá, viajando mesmo.



Estava voltando pra casa outro dia e vi um rapaz com olhos azuis e braços bem definidos, um corpo em forma e um cabelo liso. Tentei me colocar no lugar de um cara desses. Não deve nunca ter tido problema em pegar meninas e meninos, simplesmente o bam bam bam, e o pior é que sabe disso. Imagino como é viver a vida sem ter dificuldade de chegar em alguém e ter quem quiser. Tento imaginar, mas não consigo, é irreal demais.



Tinha também um rapaz com a pulseira do arco iris, daquelas que os gays assumidos utilizam. O celular dele tocou e ele disse ao seu "amor" que estava chegando em sua cidade. O jeito de falar já o denunciava, a pulseira era pura confirmação. O mais engraçado foi ver um emo com calça colada e sua amiguinha tirando uma dele. Mesmo que sofram preconceito, as pessoas continuam propagando-o, é tão engraçado isso. E falando em homofobia (sempre ela), eu li que a cada 4 brasileiros, um tem aversão aos homossexuais. É o pior índice de preconceito do país.



Leia na íntegra:



http://www.clam.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5449&sid=7



Igualmente engraçado é que com esse índice de preconceito não há nenhuma lei que puna tais agressores. É como se os próprios homens que constituem as leis fossem preconceituosos. Mas quem sou eu pra falar de política, pra mim não passa de um ciclo vicioso do rouba mas faz, rouba e não faz, rouba e sai de férias, entre outros roubos. Às vezes queria ter uma consciência política maior... Só às vezes.



Ainda no trem, vi um rapaz com um grupo de amigos cantando uma bela mulher que dormia em um dos bancos e que foi acordada pelo idiota que, em uma necessidade de provar sua virilidade e de se inserir num grupo de marginais tolos que adoram mexer com as mulheres pra se aparecer, age como um neandertal. Por causa desses grupinhos, por causa desses "homens" virís é que leis contra a homofobia são distantes da realidade. É contra eles que ela vem lutar. É de um candidato que pense nessas questões que temos que votar. Mas pelo jeito não há...



Dentre esses vândalos, está meu primo. Aliás, primos vândalos são a especialidade de meus tios. Quanto mais primos surgem, mais cedo vândalos se tornam. Novamente a necessidade de inserção em grupos, falando que nem mano, com um fogo no rabo e uma indiscritível falta de senso de realidade e compromisso com o futuro (tô parecendo político falando). É daqueles que você olha na cara e prevê o futuro: Viver em um subemprego, ter mais de quatro filhos e morar na casa dos pais. É previsível que pessoas sem perspectiva caminhem para um destino assim.
A poluição só aumenta...



Não sei se o que mais vale a pena é sacrificar o hoje por um amanhã estável que valha a pena ser vivido ou se mais vale uma vida emocionante, intensa e na flor da pele. Nunca tive uma vida intensa, sempre me preocupei com o futuro, com o que eu viria a ser. Afinal, você colhe o que planta...



Atlas Shrugged, escreveu:



“Não deixe sua chama se apagar com a indiferença.
Nos pântanos desesperançosos do ainda, do agora não.
Não permita que o herói na sua alma padeça frustrado e solitário com a vida que ele merecia, mas nunca foi capaz de alcançar.
Podemos alcançar o mundo que desejamos. Ele existe.
É real.
É possível.
É seu.”



Marcante. Inesquecível. Perfeito.



Sempre sonhei em ser um herói de uma grande história. Aos poucos meu sonho morreu, dando lugar a realidade, onde escrevo histórias de heróis pra entreter. O mais engraçado é que tento deixar meus heróis o mais humanos possíveis. Talvez uma tentativa de aproximá-los de minha humanidade e imperfeição. A ficção tenta imitar a vida. Eu só queria poder imitar a ficção às vezes.



Será que as ciganas podem ler as mãos?



Será que esse negócio de sorte existe? E os números, será que significam algo? Sempre que olho no relógio aleatóriamente, vejo as seguintes horas:



11:11



22:22



2:22



Será que estou perdendo algo? Nasci no dia 22, é a única coisa que bate. Quem sabe um sinal, sei lá. Outro dia estava desenhando e senti uma sensação estranha, como se já tivesse feito o mesmo desenho MUITO tempo antes e sentido aquela sensação, um Déjavù literalmente falando. Arrepiante.



Pra fechar essa micelânea, um curta da Disney sobre Salvador Dali, meu pintor surrealista predileto:






Ah, sim, e ODEIO a Disney por ter criado a lei de direitos autorais pra mais de 90 anos!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia,
Interessantes seus questionamentos. Não acho que a falta de leis em defesa dos homossexuais tenha somente a ver com os "machões viris" héteros, é simplista demais pensar assim.
Isso tudo é fruto de uma cultura hétero, massificada, que contamina até mesmo os homossexuais. Quantas vezes não nos deparamos com gays ficando com mulheres só pra esconder sua sexualidade? Ou gays que têm verdadeira aversão a homossexuais com algum trejeito, por menor que ele seja?(esses são mais comuns do que se possa imaginar). O caminho você mesmo apontou, é votar certo. Existem sim candidatos e partidos explicitamente contra a causa gay (PCdoB, DEM) e partidos a favor da diversidade sexual (PT - por menos que pareça, o PT é um dos partidos que mais defendeu a causa gay, PTB). Acho que a comunidade gay tem que sair do seu mundinho de boate e parada gay e começar a realmente lutar da forma certa. Não precisamos de micareta (vulgo parada gay), muito menos da exploração da mídia. Precisamos de representatividade.

James disse...

Olá, Anônimo!!

Concordo que minha citação sobre os "machões" foi muito expecífica, essa é com certeza a ponta do iceberg!!

Muito bom saber disso, eu realmente não tenho muito conhecimento nesse aspecto, mas vou me esforçar mais, rsrs. Valew pelas informações.

PS: Se possível, cria um pseudônimo pois alguns anônimos não se identificam e fica difícil diferenciar uns dos outros!! Obrigado pelo coment

Mr. Thinker disse...

Eu acho que eu vou votar no Rud para Presidente! rs
Brincadeira...rs
Gostei bastante das questões abordadas no seu texto, Rud... Sabe, tinha um tempão que não entrava no seu blog, mais por falta de tempo, mas confesso que seus textos não perdem a linha, sempre interessantes!
Agora deixa eu expressar uma inquietação que me causou quando comentou sobre o cara de olhos azuis, braços definidos e cabelo liso: as aparências enganam, ele pode realmente achar que pega todos (às vezes não é bem assim, existem alguns complexos de feiura que so a psicologia explica), mas deve ficar extremamente frustrado quando acha um que não o quer, imagina vc se acostumar com o "sim" toda vida e uma hora recebe um "não"... A dor é muito maior... Fora que quanto mais bonito, mais cobrado da sociedade a pessoa é.
Claro! Quem não quer vida fácil e conseguir as coisas sem muitos obstáculos? Porém o preço a se pagar pode ser muito maior....

Abraços!

Lugar ao Sol disse...

Que saudade, Mr. Thinker!!!

Muito bom, estou alcançando exatamente meu objetivo com a sessão Brainstorm: Jogo minha perspectiva e meus leitores participam com a deles, que abrem vastos horizontes como você e o anônimo acabam de fazer. Falaram sob pontos de vista que eu jamais teria devido à várias linhas de pensamento que moldaram a minha própria. Nunca tinha pensado no que você disse, e você tem realmente razão: Quanto mais bonito, mais cobrado com certeza!!

Espero que possa continuar a seguir Nosso Lugar ao Sol e iluminar nossos pensamentos com s seus, brigadão!!

PS: A vida só vale a pena por ser difícil, os obstáculos são a alma de toda jornada e a razão de toda causa! Sem eles, nada valeria a pena!!

Anônimo disse...

Inquietante o que vc escreveu Rud. A maioria de nós crescemos na parte da sociedade que não vota consciente e não somos estimulados a este tipo de comportamento. Nós votamos ou no politico mais "POP" ou no mais "engraçado" (Vergonhoso horário politico!!!).
O preconsceito existe e nunca acabará, mas tem que diminuir obvio. Vamos usar o caso das MULHERES: A nossa cultura valoriza o hetero masculino, mas já está está em mudanças (devagar, mas tá indo). Provavelmente teremos uma Presidenta, nós estamos reformulando o nosso jeito de se relacionar com o pseudo sexo frágil. Essa mudança foi gradual e começou no século passado e que ainda não tem prazo pra acabar. Se é que vai acabar..
Já nós LGBT'S fazemos parte do começo desta mudança que está sendo feita. Aí vem as questões: Como vai ser essa sociedade? Como serão os nossos relacionamentos afetivos? iguais aos heteros ou diferentes?
Tem grupos que lutam pela nossa causa com unhas e dentes, o que nós temos a fazer é apoia-los e estarmos prontos para trazer sempre em palta este assunto.
PRIMO

James disse...

Sim, Primo, já tinha pensado sobre os direitos das mulheres, que com muita luta e muitos sacrifícios conquistaram seu espaço no mercado de trabalho e o seu lugar na sociedade. É sempre a mesma história de mais de 2.000 anos: Homens machistas no poder agindo pela necessidade de continuar no poder, humilhando e rebaixando todos aqueles que consideram inferiores a eles!! Abaixo à ditadura masculina que perdura por séculos. Por que todos que não se encaixam em seu gênero ou orientação sexual devem ser excluídos e precisam conquistar espaço? Isso me deixa revoltado. Mas assim como elas conseguiram, seremos capazes também, é preciso uma nova revolução nessas regras retrógradas!! Viva la revolucion!!