quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Família: Dilemas de dois armários lacrados



Continuando a minissérie de reflexão sobre quem eu sou e quem eu almejo ser daqui por diante, dessa vez vou falar de um assunto bem complexo e difícil de explicar. A família.

Em minha família atualmente, somos em quatro. Eu, meus pais e minha irmã. Meu irmão emancipou-se, mora junto com a mulher de sua vida. Cada um tem uma visão (ou não) sobre o que é ser um homossexual. E essas visões não são muito otimistas.

Eu sempre achei que meu irmão fosse liberal nesse assunto, já que conheci o amigo dele que é gay assumido e ele e todos os seus amigos aceitam de boa. MAS em um fim de semana, fui visitá-los para passar a noite lá e meu irmão foi me buscar na estação.

No carro, chegando no apartamento deles, meu irmão disse que seu amigo gay estava lá e insinuou certo preconceito com relação a ele. E pior, mais à noite meu irmão e sua mulher malharam um rapaz, amigo do amigo gay deles, taxando-o de gay e caçoando dele. E o amigo gay ria, gargalhava, sem nenhuma postura, o que só intensifica a homofobia internalizada.

No caso dos meus pais, é o clássico.:Pai católico não frequentante, mãe Cristã (apesar de ser a mais liberal de sua família de irmãs beatas que vivem num mundo paralelo aos real). Meu pai aparenta não saber o que é ser gay, um daqueles que confunde um travesti com um homossexual, e não o culpo. Sua falta de formação e interesse pelo assunto é como o da maioria dos brasileiros homofóbicos. Minha mãe parece aceitar bem melhor as coisas. Há gays na novela Tititi (que não perco nenhum episódio) que não são do tipo estereotipado. O fato de meu pai não gostar da novela é obviamente entendível. Já minha mãe gosta, argumenta algumas questões, já chegou a xingar a mãe religiosa que expulsou o gay de casa (rsrs) e eu adoro isso.

Mas o que aumenta mesmo minha estadia em meu armário lacrado é minha irmã. Ela é a irmã do meio, enquanto sou o filho mais novo. E ela.............. é gay também.

Mas minha irmã não é somente lésbica. Ela é A lesbica. Sempre desconfiei dela. O jeito truculento, a fama de valentona, as roupas. Ela cortou o cabelo e assumiu o look das mais ousadas. Fiquei contente, e pensei: Acho que agora ela vai sair do armário.

Mas não saiu.

E respeitando a hierarquia da idade, fica complicado o mais novo sair do armário e o mais velho continuar. Eu resolver essa questão pendente e ela continuar lá... é complicado. E a questão vai muito além disso. Descobri que minha irmã tinha um caso com uma prima que saiu do armário. Quando essa prima louca deixou sua casa, os familiares dela acusaram minha irmã de ser má influência a ela. E chamaram minha irmã de "Sapatão" na frente do meu pai. Nunca vi o homem espumar tanto.

Então, meu pai, que escancaradamente é mais ligado à minha irmã, nem faz idéia de que a filha é o filho que ele sempre sonhou. E eu, que ele obviamente tem distância e pouca afinidade (a que compartilho com minha mãe), sou a filha que ele teria pouco contato (não sou afeminado, estou falando na questão comportamental tipo força, atitude, ação, lógica contra minha intelectualidade, raciocínio emocional e indecisão constante).

Uma vez perguntei à minha mãe:

"Se as suspeitas sobre a Mana forem certas... se ela realmente for gay... o que a senhora faria?"

A resposta? Mais estranha do que a pergunta.

"O que eu poderia fazer? Matá-la? Isso não posso, né?!"

.......................................................................

Tenho pena dos meus pais às vezes. Ter dois filhos gays, ter um filho que já se resolveu mas que não quer ter filhos. É o fim de nossa família. E tenho pena por ter que explicar a eles que Deus ou a biologia ou a genética ou seja lá o que for... decidiu que seríamos gays... E o pior: gays covardes, sem o mínimo de perspectiva de sair do armário.

Descobri sobre minha irmã de uma forma um tanto inusitada. Estava indo para um encontro com um cara e pedi carona a ela até a estação. Chegando próximo à estação, eu perguntei:

"E ai, tá namorando?"

"Enrolada...."

Exitando um pouco, perguntei...

"É aaaa......."

E ela me olhou com espanto.

"A?! Você... sabe?!"

"Óbvio, né Mana..."

Então nos tornamos mais íntimos, mas não ao ponto de trocar confissões. Atualmente ela trouxe uma garota para morar com ela em seu quarto. Meus pais sabem que as duas dormem na MESMA cama e caem na história de que minha irmã está apenas acolhendo uma amiga.

Caem mesmo?!

Não sei... Só sei que o brilhante armário de minha irmã ofusca o meu discreto armário trancafiado. A meta é que assim que eu tenha estrutura para sair de casa, revele à minha mãe. Não sei se meu pai precisa saber, nem se merece saber. Mas ela tem que saber quem eu sou... tem que me conhecer e eu preciso saber se mesmo depois disso nossa ligação continuará. Afinal, ela é a mais importante pra mim em todo esse jogo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Acho que você deveria se abrir pra sua irmã, é bom se abrir para alguem, no caso eu me abri para a faculdade, mas quase quase contei pro meu irmão.
E minha familia tambem está perdida, eu sou gay e meu irmão é assexuado, ô beleza!

~chimerawithin~

James disse...

Putz, esqueci de dizer no post, mas assim que ela contou, eu falei pra ela que eu era, também. Por isso começamos a conversar mais!!! Só me abri pra uma colega da facul, é muito ruim ninguém de lá saber. Assexuado?? Hehehe, as vezes penso que sou assim também... não estou bem com nada... mas acho que é meio impossivel com meu Gaydar ligado 24 horas por dia...

Bem vindo ao hall das famílias perdidasss....

Anônimo disse...

Meu amigo pode ter certeza que sua mãe sabe de vc e sua irmã,quando minha mãe descobriu de mim,infezlimente por culpa de meu ex q foi me procurar na ksa d minha mãe e disse ser meu "namorado",ele disse que jã sabia ou ao menos desconfiava,pelo fato das amizades e viver sempe com ela,somente ficou triste pelo fato de saber pela boca dos outros e não da minha,bem não foi minha culpa meu ex ser um sincero "in extreme".Pois bem "MÂES,N ADIANTA,ELAS SABEM O VC FEZ NO VERÃO PASSADO!!!rsrsrs"

Anônimo disse...

Cara... sei como é isso. É bem tenso. Eu morria de medo também, só que a minha mãe me deu um apoio incrível. E qnto a essa história da sua família estar perdida ... não continuar o legado é algo muito egoísta. É querer por o seu nome e a sua felicidade da frente da vontade dos filhos.

E é verdade " Elas sempre sabem o que fizemos no banheiro da faculdade no verão passado!"

Abraços, TF

Anônimo disse...

Cara... sei como é isso. É bem tenso. Eu morria de medo também, só que a minha mãe me deu um apoio incrível. E qnto a essa história da sua família estar perdida ... não continuar o legado, é algo muito egoísta por parte de seus pais. É querer por o seu nome e a sua felicidade da frente da vontade dos filhos.

E é verdade " Elas sempre sabem o que fizemos no banheiro da faculdade no verão passado!"

PS: sorte minha que minha irmã é hetero

Abraços, TF

Somniator disse...

Pq tem que ser tão dificil?

James disse...

Anonimo 1: Rsrsr, parabéns pela discrição do seu ex... Também desconfio que minha mãe saiba, mas meu pai é nula a possibilidade.

Anonimo 2: Não culparia meus pais, por que muito vem do nivel cultural das pessoas. Os dois passam dos 50, e o mundo há 50 anos atrás era completamente outro. Ainda que existissem pessoas como nós, elas eram muito mais reclusas e tinham bem menos opções. Para nos aceitar, só conhecendo e vivenciando o que somos. É só fazermos a brincadeira do "coloque-se no lugar". Imagine a si mesmo sendo hétero, inserido em uma cultura heterocentrista que coloca o hétero como filho de Deus e andando na linha e o gay como condenado ao inferno e socialmente desajustado. Ser um hétero simpatizante em um contexto desse é muito complexo, só com um alto nível cultural e com cabeça muito bem feita.

Somniator: Não entendi sua pergunta. Vc acha que complicamos demais a simplicidade da vida ou está devaneando por que tudo tem que ser tão difícil??

Anônimo disse...

Amigo!! Intrigante a sua história. Bastante complicado para todos e pelo jeito sua irmã tá mais decidida e "emancipada". Gostei do que vc escreveu porque vc colocou a perspectiva dos seus pais também. E me fez pensar de novo será que nossos pais tem que saber ou mesmo aceitar?? Eu acho que a minha familia sabe, só o meu pai que se faz de despercebido. Abraço e boa sorte!!!

Anônimo disse...

Opa!! Esqueci de colocar... Assinado Primo

James disse...

Opa, Primu, finalmente voltou a ler meu blog, rsrs. Na minha família é aquele jogo do cego, surdo e mudo..... todo mundo sabe, ninguem sabe nada, rsrs. Mas acho que nenhuma mentira dura pra sempre. O tempo é sábio.

Abrax