segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Erradicação do mal inominável



Quando vi a notícia de que homossexuais foram atacados por homofóbicos na Avenida Paulista às seis da manhã de ontem, me lembrei de todas as vezes que passei naquele mesmo ponto naquele horário sozinho, até mais cedo. Provavelmente os jovens agredidos vieram da "T", onde costumo ir sempre. Nesse fim de semana, por pouco não varei a noite por lá, só me faltou a companhia...


Essas coisas me fazem pensar sobre esses tempos modernos em que estamos vivendo e em como a homofobia é estúpida e banal. O pior de tudo é que é um dos males que mora na mente humana facilmente influenciável pelos parametros sociais retrógrados. Seja por machismo, seja por valores religiosos, a homofobia se manifesta e destrói sem piedade. E o pior é a impunidade dos agressores e ver nossos irmãos sendo espancados, humilhados e feridos por apenas serem quem são e terem coragem de assumir, diferente desse bando de selvagens que muitas vezes são covardes e só se manifestam em bando.

Já presenciei muita homofobia, seja comigo ou no cotidiano. Por eu não aparentar ser gay (pelo menos até abrir minha boca) o preconceito nunca se manifestou contra mim na rua com desconhecidos, mas em todas as empresas em que trabalhei, aconteceram casos de homofobia. Não sei se desconfiavam de mim ou se apenas falavam por que não sabiam da verdade. O fato é que eu sempre saía com a auto-estima pior do que entrava. Uma vez eu estava no trem e saí na minha estação. Um gay todo rebolante estava andando na minha frente e atrás vinha um rapaz afrobrasileiro que falava ao celular. Eis o que ele dizia:

"Tinha uma coisa aqui perto de mim no vagão que deu vontade de dar umas porradas.... Por que não?! Ah, não dá! Ele é preto. Bater em preto é crime, ai é embaçado!"

Sim, eu ouvi isso...

Infelizmente a inconsequência e a falta de estudos e informação são as coisas que mais alimentam a homofobia. Jovens "vida loka" que saem em grupos provocando bullyng social por onde passam, o qual vai crescendo e acaba nas agressões que por não sofrerem punições vão se expandindo.... E ninguém faz nada.

Não podemos esperar a lei áurea nos salvar, precisamos de revoluções como as mulheres que se organizaram e mostraram aos homens que tinham seu espaço na sociedade. Quando o homem entendeu que nem tudo deveria ser como está nas escrituras sagradas e superou seu machismo, considerando que em famílias modernas os homens de verdade dividem tarefas de casa com suas companheiras, a sociedade mudou (principalmente a ocidental, que parece evoluir mais rápido). O mundo está em constante mudança mas apesar disso o preconceito continua escolhendo suas vítimas. Sempre o machismo quer ter alguém para oprimir, para mostrar que é superior, que é poderoso com relação à minoria. Mas o que não toma consciência é que essa minoria cresce, se organiza e deixa de aceitar com passividade seu retrocesso comportamental que beira o status patológico. É isso que a comunidade GLTB precisa: Organização, passeatas com objetivo (não carnavalesco como parada gay), protestos, força na política para criação de leis anti-homofobia, criação e organização de forças sociais e quem sabe até religiosas (há religiões criadas para gays), que sabemos influenciar muito em todos os aspectos políticos.

Isso é um desabafo diante dos acontecimentos, provavelmente estou falando algumas besteiras, mas tinha que dizer algo em solidariedade a eles, que mesmo sem conhecer me causam um aperto no coração por não ter podido ajudar ou coisa do tipo. Precisamos sempre imaginar que no andar da carroagem social, mais cedo ou mais tarde esses eventos isolados acabam por nos atingir. É pensando nisso que reforço uma conscientização por parte de todos nós. NÃO A HOMOFOBIA!!!!!!!!!!!

0 comentários: